Apresentação da Crítica #15

A edição 15 da revista Crítica inclui um estudo detalhado de Boaventura Sousa Santos acerca dos debates entre as esquerdas e de cinco casos nacionais, Brasil, Colômbia, México, Portugal e Espanha. Essa reflexão com comparação internacional e com referência às forças essenciais da globalização financeira, da transformação dos mapas políticos e das lutas e protagonistas sociais é fundamental para perceber as inquietações e alternativas estratégicas. O debate é retomado num contributo de Joana Mortágua, apontando temas e dificuldades nas escolhas políticas, em resultado da experiência portuguesa.

Também virados para Portugal, Gonçalo Brás discute o impacto das diferenças na derrama municipal quanto à concorrência fiscal no país, e João Ramos de Almeida contesta o espirito corporativo que preside à concertação social, apresentada como um instrumento de poder que se coloca acima da democracia e da representação eleitoral.

Finalmente, Eugénio Rosa faz um detalhado balanço da situação do Montepio Geral, demonstrando os erros de gestão e os riscos que têm feito correr à associação mutualista.