Apresentação da Crítica #10

Esta edição da revista Crítica inclui alguns estudos, três deles inéditos. O primeiro é sobre a fuga ao fisco por Carlos Pimenta e o segundo é sobre as estatísticas da União Europeia e as suas revelações acerca da convergência ou divergência entre os países, por Ernesto Figueiredo. O terceiro estudo é de Eugénio Rosa sobre as responsabilidades da nova administração da CGD e a estratégia que deve ser seguida na banca pública.

Na rubrica de atualidade discute-se a solução aprovada pelo governo para a redução da TSU patronal no caso das empresas que têm trabalhadores a salário mínimo (João Ramos de Almeida), bem como o discurso de Assunção Cristas comparado com a prática do seu governo (Nuno Serra).

Um dossier sobre a questão do Novo Banco inclui textos de Ricardo Cabral e Francisco Louçã argumentando em favor da solução do controlo público.

Finalmente, João Rodrigues apresenta um livro de Michael Lowy e Renato do Carmo reflete sobre o filme de Ken Loach, “Eu, Daniel Blake”. António Carlos Santos escreve uma recensão sobre “Estado de Crise”, de Bordoni e Zauman.