Apresentação da Crítica #9

Nesta edição da Crítica os leitores e leitoras encontrarão três dossiers e uma secção de estudos e debates.

A primeira secção inclui textos sobre diversos temas de análise da economia portuguesa. Ricardo Paes Mamede discute “cinco palavras chave”, Adelino Fortunato as opções sobre as energias renováveis, Luis Casinhas o aumento do salário mínimo e Carlos Gaivoto a mobilidade urbana.

Na segunda secção trata-se uma polémica recente e que promete continuar, a do novo imposto sobre os patrimónios imobiliários de luxo, aqui discutido por Nuno Serra, Tiago Antunes e Francisco Louçã.

Na terceira secção, Ricardo Cabral analisa a crise do Deutsche Bank e os seus sinais para os riscos financeiros e, noutro artigo, inventaria as ajudas de Estado à banca, sobretudo no âmbito deste governo. Francisco Louçã e Eugénio Rosa discutem os motivos e as consequências do veto do presidente sobre o decreto-lei do levantamento do segredo bancário.

Finalmente, a última secção publica um texto de debate de Adão e Silva sobre o que resta nas esquerdas e nas visões estratégicas, e Ricardo Cabral e Viriato Soromenho Marques discutem os quarenta anos da “democracia e integração europeia”.