Apresentação da Crítica #8

Incluímos nesta edição da Crítica, além de uma secção sobre as sanções (textos escritos antes das decisões europeias) e outra sobre o Brexit, que são dois dos temas de actualidade que têm dominado a informação e o debate, diversos estudos inéditos e propostas (sobre os transportes na área metropolitana da capital, por Carlos Gaivoto, sobre a ADSE, por Eugénio Rosa) e análises de conceitos (a questão da definição e medida dos “serviços”, por Mário Bairrada).

Incluímos ainda três estudos. O primeiro é sobre a “Europa alemã”, talvez um dos temas mais difíceis para os analistas, e certamente para quem quer compreender a evolução europeia dos dias de hoje – e do nosso futuro. Viriato Soromenho Marques dedicou-se a esse estudo, que aqui publicamos.

Em segundo lugar, iniciamos a publicação de trabalhos sobre ecologia e economia com um texto sobre a relação entre os dois saberes e, finalmente, publicamos uma análise detalhada por João Camargo sobre os contratos, os objectivos, os contextos e a estratégia da exploração do petróleo em Portugal.

Francisco Louçã