Apresentação da Crítica nº6

Esta edição de CRÍTICA inclui, além de um ensaio introdutório e de uma nota, três secções distintas.

O ensaio, inédito, é de Viriato Soromenho Marques e discute a evolução europeia, um tema que tem sido tratado pelo autor tanto em trabalhos de fundo como na sua escrita corrente na imprensa. O artigo regista a preocupação de Soromenho Marques quanto ao caminho europeu, ao desenvolvimento das regras e formas de actuação da sua governação, e apresenta uma alternativa substancial, um federalismo democrático que contradita a opção que tem vindo a predominar. Essa solução é certamente discutível, aqui está um contributo detalhado para essa reflexão.

A primeira secção trata o Orçamento de 2016. Eugénio Rosa identifica a continuidade do Orçamento actual com o de 2015 quanto ao Serviço Nacional de Saúde e os riscos de continuação da sua privatização. Outros autores discutem diferentes aspectos do Orçamento (Ricardo Paes Mamede, Nuno Serra, João Rodrigues, João Ramos de Almeida, Alexandre Abreu). A segunda secção estuda a espanholização da banca portuguesa, com artigos de Pedro Adão e Silva, Ricardo Cabral, Francisco Louçã, Alexandre Abreu e Mariana Mortágua, identificando o problema, as contradições na banca europeia, a estratégia do BCE e a vulnerabilidade do sistema financeiro nacional, depois de uma história recente de escândalos. Finalmente, a última secção inclui análises do risco de uma crise financeira, com artigos de Ricardo Cabral e de Manuel Carvalho da Silva. Voltaremos a este tema em breve.

A revista encerra com uma nota de Bagão Félix sobre o simbolismo e impacto do referendo sobre a participação da Inglaterra na União Europeia.

Leituras recomendadas

Duas publicações online (ambas em inglês)

Para os nossos leitores e leitoras, duas referências de revistas online, aparentadas com a CRÍTICA e que lhes podem ser úteis:

1) Near Futures, que começou a ser publicada em Março de 2016. A primeira edição é predominantemente dedicada à crise europeia: http://nearfuturesonline.org/

2) Jacobin, que já existe há um par de anos e que tem uma cobertura informativa e textos de discussão sobre as eleições norte-americanas, as escolhas na Grécia, as resistências a políticas de austeridade e as alternativas na esquerda: https://www.jacobinmag.com/

Ana Costa, Francisco Louçã, José Luís Albuquerque